Skip to content Skip to sidebar Skip to footer

 Vou escrever na primeira pessoa, ou seja, eu, mas leia como sendo para si pessoalmente. 

Salmos 51: 10 – Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.

Quem eu sou, aquilo que se vê ou o que está escondido?

Quem eu sou quando ninguém me vê?

Quem eu sou, onde só Deus me conhece?

Não posso viver de aparência.

É fácil fazer-me ser quem não sou, falar do que nunca vi ou senti.

E, se hoje DEUS me pedir contas, agora, as minhas razões serão tão categóricas ao ponto de DEUS dizer que estou certo?

Não me posso enganar a mim mesmo, a Palavra diz que não devo temer ao homem, mas, sim a Deus.

Mateus 10: 28 – E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.

Mas muitas vezes estou muito mais preocupado em agradar a pessoa do que agradar a Deus, certamente, nunca vi a Jesus em minha vida, porque quando chego diante de Jesus, sei que Ele é Justo e Ele julga as intenções que há dentro do coração.

Salmos 7: 8 – O Senhor julgará os povos; julga-me, Senhor, conforme a minha justiça, e conforme a integridade que há em mim.

Então, porque tão somente faço coisas para agradar a pessoa?

Entendo que, quando faço isso, não tenho o temor de Deus.

Romanos 3: 18 – Não há temor de Deus diante de seus olhos.

Não conhece o Deus do qual fala, Pois, toda as leis do Senhor, resume-se em dois mandamentos.

Mateus 22: 37,38,39 – E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.

Adorar a Deus tem de ser a primeira coisa na minha vida e de qualquer ser humano.

E o que é adorar a Deus?

Adorar a Deus, é despedaçar a minha alma em agradecimento por tudo o que Ele fez, independente do que Ele me pode dar ou não, é submeter-me totalmente à sua vontade, é reconhecer seu Senhorio, é obedecer às suas leis.

Mas, para fazer isto, preciso de o conhecer, é exatamente isto que implica na minha vida, pois se eu digo que adoro a Deus, mas se não o conheço, como o posso adorar?

Antes de qualquer coisa, é necessário, é elementar conhecer o dono da vida, para viver a vida que Ele me dá.

Amá-lo na sua superioridade e excelência, amá-lo além das forças que tenho em mim, entender a minha inabilidade perante a sua única força.

I Coríntios 8: 3 – Mas, se alguém ama a Deus, esse é conhecido dele.

Pois quem conhece a Deus não segue o seu coração.

Jeremias 17:9 – Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Zacarias 8:17 – E nenhum de vós pense mal no seu coração contra o seu próximo, nem ameis o juramento falso; porque todas estas são coisas que eu odeio diz o Senhor.

Como posso falar mal de alguém, quanto mais de meu irmão e dizer que conheço a Deus?

Então, estou sendo cúmplice de Satanás, Ele é quem conhecia a Deus e dentro do seu coração maquinava o mal.

Ezequiel 28:6 – Portanto, assim diz o Senhor DEUS: Porquanto estimas o teu coração, como se fora o coração de Deus.

Se sou filho de Deus, eu não posso usar de fingimento, hipocrisia, pois ainda que eu fale milhões de palavras bonitas, se o meu coração estiver com crueldade, vai sobressair o que está no meu coração, porque o coração é a fonte da vida.

Provérbios 4:23 – Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida.

Mas, quando faço o que o meu coração deseja, e, se isto estiver fora da vontade de Deus, estarei sendo usado pelo mal, então, essa é a força que está dominando o meu ser, as trevas.

Logo, DEUS não poderá atender minhas orações, as minhas orações serão apenas palavras vazias que não produzirão nenhum efeito diante de Deus.

Salmos 66:18 – Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá;

Se o meu coração está onde Deus mora, não falo mal do meu irmão, não o julgo, não o calunio, não difamo, não condeno sem provas, não faço nada que prejudique a meu irmão, porque em meu ser, o que brota é o temor a Deus, consequentemente, este tem medo do agir de Deus.

Deuteronómio 8:5 – Sabes, pois, no teu coração que, como um homem castiga a seu filho, assim te castiga o Senhor teu Deus.

Quando o meu coração está em sintonia com Deus, antes de falar de homem para homem, ouço de Deus.

Assim terei discernimento para agir em igualdade com os parâmetros de Deus na minha vida e na vida de outro.

Salmos 25:12 – Qual é o homem que teme a DEUS? Ele o ensinará no caminho que deve escolher.

Procuro andar na direção correta, no Centro da vontade de Deus.

Quem Busca a Deus de Coração o Acha

II Crônicas 15:1-7 – Veio o Espírito de Deus sobre Azarias, filho de Oded.

Este saiu ao encontro de Asa e lhe disse: Ouvi-me, Asa, e todo o Judá, e Benjamim. O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.

Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei.

Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado.

Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquela terra.

Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda a sorte de angústia.

Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.

O profeta que foi enviado por Deus ao rei Asa, de Judá, e a seu exército, quando retornavam vitoriosos da guerra contra os etíopes, não para felicitá-los pelo seu sucesso, mas para incentivá-los a permanecerem na fidelidade em buscarem a Deus para fazerem a Sua vontade, e para que permanecessem humildes perante ele, reconhecendo que estava dando vitórias a Judá sobre as nações inimigas e lhes abençoando em razão de estar sendo obedecido pelo rei e pelo povo.

Fico à mercê do orgulho, quando em minha prosperidade e viver vitorioso, sou tentado a pensar que isto me vem pela minha própria capacidade e poder.

Então a temperança em minha conquista será sempre uma boa conselheira, para que tribute toda a honra e glória unicamente a Deus.

Agindo assim que posso ter garantida a sua presença comigo, me abençoando em tudo o que me concerne e aos interesses do seu reino.

Daí a instrução dada pelo Espírito Santo através do profeta: “O Senhor está convosco, enquanto vós estais com ele; se o buscardes, ele se deixará achar; porém, se o deixardes, vos deixará.”

Não posso contar com a bênção de Deus enquanto lhe volto as costas e não mais ando em conformidade com os seus mandamentos.

A presença favorável do Espírito Santo comigo depende da minha perseverança no caminho do meu preceito, conforme delineado pelo próprio Deus.

A história de Israel até este ponto estava pontilhada de fracassos da nação, em razão de terem abandonado os caminhos de Deus, especialmente como se vê no longo período dos Juízes, que durou cerca de trezentos anos.

E nos próprios dias dos reis de Israel e de Judá, o quadro não foi dos melhores, vemos Israel, que se entregou à apostasia, ao culto idolatra aos bezerros de ouro, e a Baal.

Desta forma, com esta palavra dada através do profeta Azarias, o rei Asa e o povo foram incentivados a permanecerem realizando a obra de reforma da vida espiritual da nação, sobretudo pela purificação de todas as práticas contrárias à Lei de Deus, que haviam sido adotadas pelo povo e pelos reis anteriores a Asa.

E o que foi dito por Azarias naqueles dias continua se aplicando a mim e a todos os filhos de Deus, em Jesus Cristo em todas as épocas, porque não posso desagregar um viver vitorioso da obediência que é devida ao Senhor, pela consagração de minha vida santificada a Ele.

Apóstolo António Ferreira – Vida Church

Leave a comment

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Subscreve para novidades